Fórum Euro-Ibero-Americano da Juventude | 22-27 ago

A Associação Portuguesa do Parlamento Europeu dos Jovens (APPEJ), congénere portuguesa da organização internacional European Youth Parliament, promove um evento internacional para estudantes universitários que decorrerá na cidade de Braga (Portugal), de 20 a 28 de agosto de 2016, na Universidade Católica em Braga.

A cidade de  Braga é a Capital Ibero-Americana da Juventude em 2016, motivo pelo qual a APPEJ organiza o Fórum Euro-Ibero-Americano da Juventude, que juntará cerca de 130 jovens, entre os 18 e os 24 anos, que atualmente frequentam o ensino superior, provenientes de toda a Europa e dos países membros da Organização Ibero-Americana da Juventude (OIJ). Este evento tem como principais objetivos a promoção de diálogo intercultural e da partilha de ideias, da cidadania europeia e mundial, e do desenvolvimento das capacidades transversais dos jovens participantes, que discutirão alguns dos mais prementes temas da atualidade, tendo por base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável acordados por 193 países, em setembro de 2015, na 70ª Assembleia Geral das Nações Unidas.

Os eventos de debate da APPEJ já tiveram o privilégio de serem distinguidos, quer com prémios e importantes apoios, a nível nacional e europeu, nomeadamente a 31ª Sessão de Seleção Nacional, com a qual a APPEJ foi considerada a vencedora nacional do Prémio Carlos Magno para a Juventude 2015, sendo que contámos na 33ª Sessão de Seleção Nacional com o patronato do Eurodeputado José Manuel Fernandes e do Dr. José Manuel Durão Barroso.