O pensamento Oriental. Perfil filosófico de Buda e do budismo

O docente Carlos Morais, da área de Filosofia da FFCS, proferiu a conferência “O pensamento Oriental. Perfil filosófico de Buda e do budismo” na Escola Secundária Carlos Amarante (ESCA-Braga), no âmbito das comemorações do Dia do Agrupamento e do Projeto “Fascínio do Oriente”. A conferência teve lugar no Auditório da ESCA, no dia 26 de janeiro de 2017.
A realização desta conferência constituiu uma excelente oportunidade de partilha de conhecimentos e de discussão com os alunos desta Escola, sobre um tema de manifesto interesse: as raízes filosóficas do budismo.
Neste sentido, foi muito gratificante verificar a curiosidade de um Auditório quase totalmente preenchido pelos jovens estudantes, movidos pela curiosidade da diferença que vem do Oriente. Siddharta Gautama, Hinduísmo, Vedas, Upanishad, Karma, Reencarnação, Atmán, Brahmán, Iluminação, Nirvana, Espiritualidade búdica, Conhecimento profundo («vipassana»), Meditação, Superação do sofrimento, Salvação, Óctuplo Caminho, foram alguns dos conceitos-guia numa reflexão sobre o mistério da existência.
As questões levantadas pelos alunos constituem a garantia de que sementes de pensamento filosófico terão ficado a germinar nas suas mentes.
Um agradecimento muito especial às/aos Colegas docentes presentes na sessão, particularmente à Drª Maria Beatriz Macedo que, como Coordenadora do departamento de ciências sociais e humanas, desencadeou esta iniciativa e à Drª Ana Margarida Dias que, na qualidade de Professora Bibliotecária, coordena o interessante projeto “Fascínio do Oriente” e no qual contextualizou a presente iniciativa.