Molecular insight into Autism Spectrum Disorder (ASD)

O projeto intitulado “Molecular insight into Autism Spectrum Disorder (ASD)” foi aprovado pelo Consórcio Coordinated Research Infrastructures Building Enduring Life (Corbel) na primeira call. O projeto tem como objetivo encontrar pistas moleculares na saliva de crianças com diagnóstico de Doença do Espetro do Autismo, para permitir a estratificação dos indivíduos no sentido de direcionar e antecipar as intervenções terapêuticas. Este é o exemplo de um projeto que validará experimentalmente os biomarcadores identificados previamente pelas estratégias bioinformáticas estabelecidas no SalivaTec. O projeto resulta da integração do conhecimento e competências de duas áreas do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS) da Universidade Católica Portuguesa: a Biomedicina e as Neurociências.

O projeto CORBEL financia o acesso a recursos altamente especializados incluindo o acesso a instalações e equipamentos bem como serviços especializados e deslocações. Os parceiros que irão participar neste projeto são o Biobanking and BioMolecular Resources Research Infrastructure – European Research Infrastructure Consortium (BBMRI-ERIC) através dos seus membros da Biomedical Research Foundation Academy of Athens e o Infrastructure for Systems Biology Europe através de dois dos seus membros o Molecular Cell Physiology mais precisamente o grupo de Systems Bioinformatics da Vrije University of Amesterdam e o Max Delbrueck Center for Molecular Medicine.

Mais detalhes aqui.