Variações Teológicas sobre a Semana Santa

Semana de Estudos Teológicos

24 a 28 de Abril de 2018 | Auditório Vita

A Semana de Estudos Teológicos este ano irá ao encontro das celebrações da semana Santa de Braga. Como tradição secular, a Semana Santa teve origem religiosa e gerou ao longo dos de todos estes anos sinergias que em muito ultrapassam este pequeno espaço geográfico.

A Faculdade de Teologia deu o mote a este encontro, considerando que “dentro deste quadro que nos situamos, ao falarmos da Semana Santa em Braga como um acontecimento religioso, tem implicações nos diversos setores da nossa sociedade.”

A inscrição e participação serão gratuitas, mas, caso queira o certificado de formação para o grupo de recrutamento 290 (EMRC), este terá um custo de 15€. Poderá fazer a inscrição na Secretaria da Faculdade de Teologia de Braga, situada na Rua de Camões, através do telefone 253 206 114 ou do email secretaria.facteo@braga.ucp.pt.

Poderá também optar pela inscrição através do seguinte formulário: https://goo.gl/forms/PuIpb5WYP4VFaeUj2

Programa:

24/04 [21h15] – Os cerimoniais público(-privados) e as solenidades da Semana Santa de Braga

- Dr. Rui Ferreira, Universidade do Minho/Câmara Municipal de Braga

25/04 [21h15] –A liturgia da Semana Santa: Textos e Ritos da Semana Santa

- Prof. Doutor Joaquim Félix, CITER, Faculdade de Teologia - UCP

26/04 [21h15] –Semana Santa: Turismo e Hospitalidade

- Prof. Doutor João Manuel Duque, CITER, Faculdade de Teologia - UCP

27/04 [21h15] –Semana Santa: emoção e sentidosUma abordagem antropológica

- Prof. Doutora Maria Clara Ferreira de Almeida Saraiva, CEC- Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras-Universidade de Lisboa (FLUL-UL)

28/04  [09h30] – Roteiro Histórico da Semana Santa de Braga

- Dr. Rui Ferreira, Universidade do Minho/Câmara Municipal de Braga

Com esta visita guiada dá-se a conhecer a história dos principais cerimoniais públicos que têm lugar durante a Semana Santa de Braga, nomeadamente as grandes procissões. Com início na a igreja do Pópulo, um dos lugares marcantes das tradições quaresmais bracarenses, o percurso conta com algumas etapas nos templos vinculados às Irmandades de Santa Cruz e da Misericórdia. A visita guiada conta ainda com passagens pelos Congregados, onde se desenvolveu a devoção às Dores de Nossa Senhora, e pela igreja de S. Victor, local onde nasceu a procissão da Senhora das Angústias.  Ao longo do percurso serão ainda recordados alguns factos e personagens que se tornaram relevantes ao longo do tempo naquele que é um dos mais celebrados momentos da comunidade bracarense.