História
Missão

História

A Biblioteca D. Manuel Vieira de Matos surgiu a partir da Biblioteca do Seminário Conciliar de Braga, inserida no Núcleo de Braga da Faculdade de Teologia, aquando da sua criação em 1987.

É dotada de um acervo documental com cerca de trinta e cinco mil volumes que provêm de novas aquisições ou de ofertas de particulares.

O acervo documental encontra-se dividido em dois fundos: fundo geral (séc. XVII a XXI) e fundo reservado (livro antigo - séc. XVI a XX).

O seu fundo documental é constituído por diversos tipos de documentos em variados tipos de suporte: monografias, publicações periódicas, bases de dados e material não livro.

Missão

A Biblioteca D. Manuel Vieira de Matos tem como objetivo facultar à comunidade académica do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, e ao público em geral, os recursos bibliográficos necessários ao estudo e à investigação nas áreas das Ciências da Religião (com maior ênfase na Teologia Católica), das Ciências Sociais e das Humanidades.

Os fundos cobrem primordialmente as áreas dos cursos lecionados no Centro Regional de Braga, nomeadamente Teologia, Filosofia, Ciências Sociais, Ciências da Educação, Turismo e Serviço Social, além de outras temáticas diversas. Os utilizadores têm acesso aberto aos respetivos fundos.