UCP de A a ZCursosInvestigaçãoBibliotecas
pesquisa
logo
Católica Braga
Apresentação
História
Infra-Estruturas
Órgãos de Gestão
Galeria de imagens
Notícias
Serviços
Cursos
Formação Executiva
Formação Contínua
Investigação
Bolsas e Prémios
Vida Universitária
Internacional
Universidade / Sociedade
Empregabilidade
 
Apresentação 



Uma Universidade Católica obedece a dois princípios norteadores, que procura conjugar da melhor maneira: a dimensão universitária, pautada pela qualidade e exigência do ensino e da investigação; a dimensão católica, pautada pela universalidade das suas perspetivas e pela clara afirmação da antropologia cristã como norteadora dessa universalidade.

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) junta, a esses dois elementos identitários, o serviço à sociedade e cultura portuguesas, sobretudo enquanto serviço à variedade das suas regiões e dos seus habitantes. É nessa articulação nacional que participa, a seu modo, o Centro Regional de Braga da UCP. Ele pretende ser a presença de uma Universidade Católica na região do Minho.


A configuração da Católica em Braga corresponde às áreas universitárias mais afins ao tratamento da antropologia cristã, ou seja, as áreas habitualmente denominadas de Ciências Humanas. A matriz filosófica, trabalhada na única Faculdade de Filosofia do país, com grande tradição de ensino e investigação, foi precisamente o berço da Universidade Católica Portuguesa. A essa matriz junta-se, na mesma Faculdade, o estudo da literatura, da linguística e da cultura clássica, ou seja, das tradicionais humanidades. Ao mesmo tempo, as raízes filosóficas prolongam-se nas áreas da comunicação, da psicologia e das artes, completando assim o leque das ciências fundamentais ao pensamento humano, desenvolvido criticamente. O serviço a esse pensamento crítico, sobretudo numa cultura predominantemente instrumental e tecnológica, é certamente um serviço de valor inestimável.


A reforçar a identidade cristã, a Católica em Braga proporciona também o estudo da Teologia, num dos núcleos da respetiva Faculdade. Aí se estudam as ciências sagradas, nas suas diversas aplicações e em saudável diálogo interdisciplinar com as outras ciências.


Por fim, o serviço à sociedade e o respetivo estudo é desenvolvido na Faculdade de Ciências Sociais, seja na orientação prática para o Serviço Social propriamente dito, seja na reflexão sobre a sociedade da informação, seja ainda no estudo da relação entre sociedade e cuidados de saúde ou entre sociedade e atividade turística. Procura-se, pois, uma leitura científica e um contributo pragmático para a sociedade, a cujo serviço se encontra a Universidade - neste caso, preponderantemente, a sociedade minhota.


Com docentes de qualidade e um contexto exigente para o estudo e a investigação, os mais de 1000 alunos que frequentam os nossos cursos têm oportunidade de se desenvolver, científica e pessoalmente, para poderem servir com qualidade o futuro que nos aguarda.

 


Prof. Doutor João Manuel Duque

 Presidente do Centro Regional de Braga da UCP


 
topo
 > Beiras   > Porto   > Lisboa 
 > avisos legais   > homepage   > mapa do site   > contactos 
desenvolvido por innovagency.com