<< VOLTAR

 

LITERATURA E HISTÓRIA DE PORTUGAL

Apresentação:

Literatura e História estiveram sempre intimamente ligadas, começando nos cantos épicos que glorificavam figuras lendárias e históricas, e continuando na definição da Historiografia como um género literário de cunho moral, patriótico e épico. Esta perspectiva, defendida na Antiguidade Clássica, sobretudo romana, foi em grande parte seguida na cultura europeia até ao Renascimento. O esforço de libertar a História da aura de ficção não impediu que as ligações persistissem: a dimensão narrativa da escrita histórica torna inevitável alguma subjectividade/criatividade na análise de processos e figuras; poemas e romances continuaram a veicular factos históricos e visões da História. Acima de tudo, Literatura e Historiografia têm tido um impacto fundamental no sentimento patriótico e, em última instância, na evolução da identidade nacional.



Objectivos:

- definir História e Literatura e contextualizar o seu relacionamento numa perspectiva geral;
- apresentar uma perspectiva diacrónica das realizações mais relevantes da Literatura Portuguesa na sua ligação com a História e a Historiografia, e das interpretações da mesma;
- reflectir sobre a relação do carácter português com a produção literária e historiográfica;
- propor linhas interpretativas actualizadas das relações entre a Literatura, a História e a Cultura Portuguesas;
- apresentar criticamente algumas das tendências relevantes da Literatura Portuguesa contemporânea;
- analisar criticamente obras e autores portugueses resultantes do impacto da Expansão Portuguesa, quer no século XVI, quer no XX;
- analisar criticamente algumas obras e autores representativos da Literatura Portuguesa contemporânea no âmbito do romance histórico.

Conteúdos programáticos:

Introdução: Literatura vs. História e Historiografia; a História como relato e interpretação do passado que reflecte o pensamento de cada nova geração; a Literatura como reflexo das mentalidades, projectada no passado e para o futuro. Breve visão diacrónica da relação entre a Literatura Portuguesa e a História de Portugal; o caso da Geração de Setenta.

Temas fundamentais:1 - O impacto da Expansão Portuguesa na Historiografia e na Literatura – visões e mitificações da História; os cronistas da Índia; a epopeia e as narrativas de viagens: a Peregrinação, a História Trágico-Marítima, Os Lusíadas; reflexos contemporâneos: a Mensagem.

2 - O romance histórico no Romantismo como resultado da reflexão sobre a História e o sentimento nacionais: Alexandre Herculano e Almeida Garrett; o romance histórico pós-moderno e o seu enquadramento nas novas formas de fazer História, os temas e figuras mais abordadas: Fernando Campos, Saramago, Agustina Bessa Luís, etc...

Metodologia e avaliação:

Exposições teórico-práticas e diálogo construtivo.
Todas as aulas envolvem a participação dos alunos, mediante a leitura e análise dos textos/temas/obras indicadas, e a elaboração de breves comentários orais ou escritos.
Deverá existir um trabalho monográfico final, sobre uma obra literária/autor/ tema a escolher pelo aluno no âmbito do programa; por ser um trabalho escrito de investigação e interpretação, a monografia requer uma exposição oral, preferentemente na sala de aula.
A avaliação contínua terá o peso de 50% (20% assiduidade/ 30% realização e discussão de trabalhos); a breve monografia final terá o peso de 50%.

Bibliografia principal:

- Obras/autores já apontados e outros a definir.
- Reis, Carlos (dir.) 1993-2005. História Crítica da Literatura Portuguesa. Lisboa: Verbo.
- Calafate, P. (ed. literário), Cardoso, José Luís (prefaciador) 2006. Portugal como Problema. Lisboa: Fundação Luso-Americana, Público.
-Leão, F. Cunha 1998. O Enigma Português. Lisboa: Guimarães Eds.
- Lourenço, E. 1988. O Labirinto da Saudade. Lisboa: Círculo de Leitores.
- Lourenço, E. 1999. Portugal como Destino. Lisboa: Gradiva.
- Ricoeur, P. 1994-1997.Tempo e narrativa. São Paulo: Papirus.
- Marinho, Mª F. 1999. O Romance Histórico em Portugal. Lisboa: Campo das Letras.
- Marinho, Mª F. 2005. Um Poço sem Fundo - Novas Reflexões sobre Literatura e História. Lisboa: Campo das Letras
- Marinho, Mª F. (org.) 2004. Literatura e História – Actas do Colóquio Internacional, 2 Vols. Faculdade de Letras do Porto.
- Seixo, MªA. (coord.) 1997. A Viagem na Literatura. Mem Martins: Publ. Europa-América

 

<< VOLTAR