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MONUMENTOS LITERÁRIOS II


NOTA: Dos três módulos propostos – Literatura Portuguesa, Literatura Latina e Literatura Grega – os formandos, no início, hão-de escolher apenas dois.


A) LITERATURA PORTUGUESA (12 H)


I. OBJECTIVOS

    . Proporcionar o conhecimento de três épocas literárias marcantes da História da Literatura Portuguesa: renascimento                 quinhentista; o séc. XIX; e a atualidade;
    . Ler criticamente três obras de três autores relevantes da nossa evolução literária: Diogo Bernardes, Camilo Castelo Branco e         Mário de Carvalho;
    . Interpretar a riqueza linguístico-estilística e a variedade temática das obras lidas e discutidas coletivamente.

II. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1. Diogo Bernardes e a poesia lírica de O Lima: caraterização da poética quinhentista do poeta minhoto – expressão do bucolismo e da melancolia crepuscular.
2. Camilo Castelo Branco e a crítica social: leitura intensiva da peça teatral O Morgado de Fafe Amoroso – exercício de sátira e de mundividência crítica sobre o Portugal da segunda metade de Oitocentos.
3. Mário de Carvalho e o romance Fantasia para Dois Coronéis e uma Piscina: ironia e sátira na visão crítica do Portugal contemporâneo – denúncia dos traços condenáveis do cidadão português de hoje.

III. AVALIAÇÃO

Propõe-se que os alunos ou formandos desta unidade curricular optem por uma das seguintes formas de avaliação:

1. Elaboração de um teste escrito na última sessão sobre os conteúdos lecionados;
2. Entrega (e breve exposição pública) de um trabalho escrito individual sobre uma obra literária de um dos autores estudados (trabalho com orientações a definir na primeira aula).
Adenda: Tal como em Monumentos Literários I, também neste se propõe a hipótese de uma sessão fora da universidade, visitando um espaço relacionado com um dos autores estudados: a Casa-Museu de Camilo Castelo Branco, em S. Miguel de Seide, em V. N. De Famalicão.

IV. BIBLIOGRAFIA FUNDAMENTAL

Bernardes, Diogo (2009), O Lima, Porto, Caixotim (edição organizada por José Cândido de Oliveira Martins).
Branco, Camilo Castelo (2010), O Morgado de Fafe Amoroso, Guimarães, Opera Omnia (edição organizada por José Cândido de Oliveira Martins).
Carvalho, Mário (2003), Fantasia para Dois Coronéis e uma Piscina, Lisboa, Caminho.
Martins, José Cândido de Oliveira (2012), “Mário de Carvalho e a reflexão metaficcional sobre o futuro do romance”, in Maria de Fátima Silva & Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa (coord.), Ensaios sobre Mário de Carvalho, Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra / CECH, pp. 31-53.
Idem (2014), “A barbárie da ignorância e a ética da vigilância crítica na cultura pós-moderna e na ficção de Mário de Carvalho”, revista Gragoatá,  35, Rio de Janeiro [em publicação].


B) LITERATURA LATINA (12 H)

I. OBJECTIVOS

    . Proporcionar o conhecimento de uma época histórica e literariamente marcante na cultura ocidental: a Roma imperial do séc.         I e a historiografia da “era de prata” da Literatura Latina.
    . Explorar uma perspectiva diacrónica da literatura e da cultura que demonstre a perenidade dos seus valores e cânones.
    . Incentivar a reflexão crítica sobre as realizações e valores do mundo clássico.
    . Ler criticamente algumas biografias de Os doze Césares de Suetónio em paralelo com os retratos traçados por Tácito nos             Annales e nas Historiae.
    . Analisar e interpretar a importância da estrutura e estilo das obras de cada um dos historiadores na transmissão da imagem         da dinastia Júlio-Claudiana.
    . Explorar algumas das obras, sobretudo contemporâneas, devedoras da herança de Suetónio e Tácito.

II. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

História e “estórias” da dinastia Júlio-Claudiana:

1. A noção de História: a Historiografia Clássica como Literatura.
2. Breve perspectiva sincrónica das origens do género histórico na Grécia e em Roma; as suas características.
3. Roma – A historiografia da dinastia Júlio-Claudiana e seu impacto na posteridade:
    a). Tácito e a historiografia trágica que modelou a imagem dos Césares;
    b). Suetónio e o gosto pelos boatos e faits-divers.
4. Leitura e análise de biografias de Suetónio, com destaque para Tibério, Calígula e Nero, em paralelo com a imagem taciteana dos mesmos imperadores.
5. Alguns exemplos do impacto, sobretudo contemporâneo, dos retratos por eles traçados: de Robert Graves a Agustina Bessa Luís.


III. AVALIAÇÃO

Propõe-se que os alunos ou formandos desta unidade curricular optem por uma das seguintes formas de avaliação:

1. Elaboração de um teste escrito na última sessão sobre os conteúdos leccionados;
2. Entrega (e breve exposição pública) de um trabalho escrito individual sobre uma obra literária de um dos autores estudados (trabalho com orientações a definir na primeira aula).

IV. BIBLIOGRAFIA FUNDAMENTAL

ALBRECHT, Michael von (1997-1999), Historia de la literatura romana: desde Andrónico hasta Boecio, versión castellana de Dulce Estefanía y Andrés Pociña Pérez. Barcelona: Herder.
BESSA LUÍS, Agustina (2009), Embaixada a Calígula, fixação do texto de Manuel Vieira da Cruz e Luís Abel Ferreira. Lisboa: Guimarães Editores.
GRAVES, Robert (1979) Eu, Cláudio Imperador, trad. de Rogério Petinga. Amadora : Bertrand.
GRIMAL, Pierre (1960), La civilisation romaine. Paris : Arhaud.
HIGHET, George (1996), La tradicion clasica: influencias griegas y romanas en la literatura occidental. México: Fondo de Cultura Económica.
SUETÓNIO (C. Suetonius Tranquillus) (1967-1970), Vida de los doce Césares, texto trad. por Mariano Bassols de Climent. Madrid: C.S.I.C.
TÁCITO (P. Cornelius Tacitus) (1976-1989), Annales, texte établi et trad. par Pierre Wuilleumier, 2.ème tirage revu et corrigé par J. Hellegouarc'h. Paris : Les Belles Lettres.
TÁCITO (P. Cornelius Tacitus) (1946-1949), Historiae/Histoires,  texte établi et trad. par Henri Goelzer, 3.ème éd. revue et corrigée. Paris : Les Belles Lettres.
THE CAMBRIDGE COMPANION TO THE AGE OF AUGUSTUS (2005), edited by Karl Galinsky. Cambridge: Cambridge University Press.

C) LITERATURA GREGA (12 H)


I. OBJECTIVOS
    . Contribuir para uma melhor compreensão da cultura ocidental pelo reconhecimento da herança cultural grega;
    . Sensibilizar para os valores estéticos do passado e reflectir sobre a sua actualidade;
    . Aprofundar o conhecimento de temas, conceitos e estruturas fundamentais na área da Tragédia Grega;
    . Ler criticamente três obras (Prometeu Agrilhoado, Édipo Rei, As Troianas) dos três autores mais relevantes da Tragédia             Grega (Ésquilo, Sófocles e Eurípides);
    . Interpretar a riqueza estilística e a variedade temática das obras lidas e discutidas colectivamente;
    . Verificar a repercussão das temáticas da Literatura Grega na Portuguesa e estabelecer relações de semelhança, complementaridade ou até de contraste entre ambas.

II. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1. Questões gerais sobre o trágico e a tragédia.
2. Leitura crítica de textos básicos sobre o trágico e das principais tragédias clássicas:
    2.1 – Ésquilo: Prometeu Agrilhoado.
    2.2 – Sófocles: Édipo Rei.
    2.3 – Eurípides: As Troianas.

III. AVALIAÇÃO

Propõe-se que os alunos ou formandos desta unidade curricular optem por uma das seguintes formas de avaliação:

1. Elaboração de um teste escrito na última sessão sobre os conteúdos leccionados;
2. Entrega (e breve exposição pública) de um trabalho escrito individual sobre uma obra literária de um dos autores estudados (trabalho com orientações a definir na primeira aula).


IV. BIBLIOGRAFIA FUNDAMENTAL

BURKERT, W., A Religião Grega na Época Clássica e Arcaica (trad. do or. alemão de 1977), Lisboa, FCG, 1993
BURKERT, W., Mito e Mitologia, Lisboa, Ed, 70, 1991
CARPITELLA, M, Dizionario d’ Antichità Classiche di Oxford, Roma, Ed. Paoline, 1963
FÉREZ, J. A. Lopez (Ed.), Historia de la Literatura Griega, Madrid, Ed. Cátedra,  1988
LESKY, A. (1971). A Tragédia Grega. São Paulo: Editora Perspectiva, 1996.
LESKY, A., História da Literatura Grega (trad. do original alemão de 1958), Lisboa, , 1995
MANCINI, A. (1955). História da Literatura Grega. Lisboa: Estúdios Cor.
PRIETO, Mª Helena Ureña, Dicionário de Literatura Grega, Lisboa, Editorial Verbo, 2001
ROCHA- PEREIRA, M.H., Concepções Helénicas de Felicidade no Além, de Homero a Platão, Coimbra, U.Coimbra, 1955
ROCHA PEREIRA, Maria Helena da, Estudos de História da Cultura Clássica. Vol. I, Cultura Grega, Lisboa, Fundação C. Gulbenkian, 2003, 9ª edição.
ROCHA PEREIRA, Maria Helena da, Hélade. Antologia da cultura grega, Coimbra, 1995, 5ª edição.
ROMILLY, J. A Tragédia Grega. Lisboa: Edições 70, 1999
SNELL, B., A Descoberta do Espírito, (tradução do original alemão de 1947), Lisboa, 1992

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