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Neuropsicologia
I. OBJECTIVOS
A Neuropsicologia, enquanto disciplina,
sustenta-se na articulação de conhecimentos provenientes de
múltiplas áreas, tais como: a Neurologia, a Neuropatologia, a
Psicologia Cognitiva, a Psicologia Evolutiva e a Psicologia Clínica.
Esta unidade curricular procura integrar estas abordagens,
congregando-as numa concepção de avaliação, diagnóstico e
intervenção multidisciplinares. Para tal, será necessário estudar o
desenvolvimento cerebral e cognitivo, na dimensão estrutural,
funcional, normal e patológico, procurando compreender as funções
mentais de base (a agressividade, a sexualidade, etc.) e as
superiores. O objectivo será contribuir para uma visão mais
compreensiva e crítica do comportamento humano.
II. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1. Elementos introdutórios: o que é a Neuropsicologia? História da
Neuropsicologia e sua relação com as Ciências Cognitivas. O estudo
da relação entre organização cerebral e os processos psicológicos (a
relação corpo-mente).
2. Os mecanismos de processamento da informação: top-down,
bottom-up.
3. Os processos psicológicos básicos (percepção, aprendizagem,
memória, cognição, motivação e emoções/afectividade); os processos
psicológicos superiores (Vygotsky e o papel da linguagem).
4. A Neuropsicologia Clínica e suas relações com a Psicologia
Analítica e a Psicologia Evolutiva.
5. Métodos e técnicas de análise, avaliação e de intervenção
neuropsicológica.
III. MÉTODOS DE FORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS
Exposições teórico-práticas, análise de vídeos e outro material
multimédia, diálogo inter-activo em função dos temas, com a
finalidade de desenvolver o espírito crítico.
IV. AVALIAÇÃO
A avaliação constará da elaboração de um trabalho de investigação e
a sua exposição sobre um tema abordado na disciplina de
neuropsicologia, escolhido pelo aluno e acordado com o professor.
V. BIBLIOGRAFIA FUNDAMENTAL
ALBUQUERQUE, M.L & MAJOR, J.C. (2010). O Uso das Metáforas na
Prática Clínica. Braga: Sapientiae.
COWLEY, S.J.; MAJOR, J.C.; STEFFENSEN, S.V. & DINIS, A.
(eds.) (2010). Signifying Bodies: Biosemiosis, Interaction and
Health. Braga: The Faculty of Philosophy of Braga.
DAMÁSIO, A. (1994). O Erro de Descartes: Emoção, Razão e Cérebro
Humano. Mem Martins: Europa-América
DAMÁSIO, A. (2010). O Livro da Consciência: A Construção do Cérebro
Consciente. Lisboa: Círculo de Leitores.
EKMAN, P. (2004). Emotions Revealed: Understanding Faces, and
Feelings.
GARDNER, H. (2002). A Nova Ciência da Mente: Uma História da
Revolução Cognitiva. Lisboa: Relógio d’Água.
GREENFIELD, S. (2002). O Cérebro Humano. Lisboa: Temas e Debates.
LORENZ, K. (1988). O Homem Ameaçado. Lisboa: Dom Quixote.
MAJOR, J.C. (2009). Cérebro, Mente e Sociedade: Por uma Psicologia
Relacional. Braga: Sapientiae.
MAJOR, J.C. (ed.) (2003). O que é Ser Humano? Braga: Faculdade de
Filosofia de Braga. CD-ROM.
NELISSEN, M. (2013). Darwin no Supermercado: Como a Evolução
influencia o nosso dia-a-dia. Lisboa: Sinais de Fogo.
SEARLE; J. (1984). Mente, Cérebro e Ciência. Lisboa: Ed. 70.
WILSON, E.O. (2000). Sociobiology: The New Synthesis. Twenty-Fifth
Anniversary Edition. Cambridge, Massachusetts, and London, England:
The Belknap Press of Harvard University Press.
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