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Neuropsicologia


I. OBJECTIVOS

A Neuropsicologia, enquanto disciplina, sustenta-se na articulação de conhecimentos provenientes de múltiplas áreas, tais como: a Neurologia, a Neuropatologia, a Psicologia Cognitiva, a Psicologia Evolutiva e a Psicologia Clínica. Esta unidade curricular procura integrar estas abordagens, congregando-as numa concepção de avaliação, diagnóstico e intervenção multidisciplinares. Para tal, será necessário estudar o desenvolvimento cerebral e cognitivo, na dimensão estrutural, funcional, normal e patológico, procurando compreender as funções mentais de base (a agressividade, a sexualidade, etc.) e as superiores. O objectivo será contribuir para uma visão mais compreensiva e crítica do comportamento humano.

II. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1. Elementos introdutórios: o que é a Neuropsicologia? História da Neuropsicologia e sua relação com as Ciências Cognitivas. O estudo da relação entre organização cerebral e os processos psicológicos (a relação corpo-mente).
2. Os mecanismos de processamento da informação: top-down, bottom-up.
3. Os processos psicológicos básicos (percepção, aprendizagem, memória, cognição, motivação e emoções/afectividade); os processos psicológicos superiores (Vygotsky e o papel da linguagem).
4. A Neuropsicologia Clínica e suas relações com a Psicologia Analítica e a Psicologia Evolutiva.
5. Métodos e técnicas de análise, avaliação e de intervenção neuropsicológica.


III. MÉTODOS DE FORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS

Exposições teórico-práticas, análise de vídeos e outro material multimédia, diálogo inter-activo em função dos temas, com a finalidade de desenvolver o espírito crítico.


IV. AVALIAÇÃO

A avaliação constará da elaboração de um trabalho de investigação e a sua exposição sobre um tema abordado na disciplina de neuropsicologia, escolhido pelo aluno e acordado com o professor.


V. BIBLIOGRAFIA FUNDAMENTAL

ALBUQUERQUE, M.L & MAJOR, J.C. (2010). O Uso das Metáforas na Prática Clínica. Braga: Sapientiae.

COWLEY, S.J.; MAJOR, J.C.; STEFFENSEN, S.V. & DINIS, A.  (eds.) (2010). Signifying Bodies: Biosemiosis, Interaction and Health. Braga: The Faculty of Philosophy of Braga.

DAMÁSIO, A. (1994). O Erro de Descartes: Emoção, Razão e Cérebro Humano. Mem Martins: Europa-América

DAMÁSIO, A. (2010). O Livro da Consciência: A Construção do Cérebro Consciente. Lisboa: Círculo de Leitores.

EKMAN, P. (2004). Emotions Revealed: Understanding Faces, and Feelings.

GARDNER, H. (2002). A Nova Ciência da Mente: Uma História da Revolução Cognitiva. Lisboa: Relógio d’Água.

GREENFIELD, S. (2002). O Cérebro Humano. Lisboa: Temas e Debates.

LORENZ, K. (1988). O Homem Ameaçado. Lisboa: Dom Quixote.

MAJOR, J.C. (2009). Cérebro, Mente e Sociedade: Por uma Psicologia Relacional. Braga: Sapientiae.

MAJOR, J.C. (ed.) (2003). O que é Ser Humano? Braga: Faculdade de Filosofia de Braga. CD-ROM.

NELISSEN, M. (2013). Darwin no Supermercado: Como a Evolução influencia o nosso dia-a-dia. Lisboa: Sinais de Fogo.

SEARLE; J. (1984). Mente, Cérebro e Ciência. Lisboa: Ed. 70.

WILSON, E.O. (2000). Sociobiology: The New Synthesis. Twenty-Fifth Anniversary Edition. Cambridge, Massachusetts, and London, England: The Belknap Press of Harvard University Press.

 

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