<< VOLTAR

 

Rito e Liturgia

 

Considerada como «a meta para a qual se encaminha a ação da Igreja e a fonte de onde promana toda a sua força» (SC 10), a Liturgia é locus da multiforme presença de Cristo na Igreja, onde se atualiza de forma sacramental a sua obra de salvação realizada principalmente no mistério pascal da sua paixão e morte, ressurreição e ascensão. Foi neste sentido que o Concílio Vaticano II a definiu nos seguintes termos (SC 7).
A Liturgia, enquanto ciência, tem como objeto formal próprio a reflexão teológica sobre o culto da Igreja (L. Beaudin), ou seja, da celebração dos «mistérios» (O. Casel), enquanto ações salvíficas de Deus operadas em Cristo. Tem por isso como objetivo principal a compreensão profunda do ‘celebrar’ da comunidade cristã, a partir dos ritos na sua gramática eucológica e simbólico-ritual, executada no espaço e no tempo.
E, a partir da ação refletida, procura projetar e avaliar a declinação pastoral das linguagens litúrgicas de forma aberta ao homem e às suas circunstâncias sociopolíticas, culturais e históricas. Esta aproximação pretende fazer dos alunos as primeiras testemunhas vivas do evento bíblico-salvífico fundante, para depois, segundo a missão evangélica de cada um, possam ser capazes de introduzir mistagogicamente os fiéis no coração dos mistérios em sentido pleno, consciente e ativo.
Mais do que multiplicar os conteúdos, nesta unidade curricular pretende-se fazer uma introdução ao espírito da Liturgia, à gramática da simbólica e da ritualidade, de alguns temas teológicos, e das coordenadas do tempo e do espaço litúrgicos.

 

<< VOLTAR